quinta-feira, 10 de maio de 2012

mitos e verdades

Carbocisteína + Ácido Glioxílico = ???




Muitos tem perguntado sobre a "Escova de carbocisteina" e outros sobre a "Escova de acido glioxílico" outros ainda sobre a "Escova de acido Formilformico". 

Quer saber qual minha indicação de progressiva? Veja:


Vale ressaltar que "bem dizer" um faz parte do outro ou então um é exatamente como o outro. Como assim? É que o Acido Glioxílico também é denominado Acido Formilformico. O correto seria falar em "Escova de carbocisteina e Acido glioxílico". Por que? Por que os dois atuam juntos, uma vez que a carbocisteína não tem o poder de alisamento. Vamos fazer algumas consideracoes.

cisteína é usada em produtos para o cabelo para fazer permanentes, especialmente na Ásia. Neste caso, são as ligações dissulfureto na queratina no cabelo quem sobre a ação interferente deste aminoácido.

Carbocisteina é derivada deste aminoácido (L-cisteína) que faz parte da proteína (queratina) o qual é formado o cabelo. Ela por sua vez por ter uma alta afinidade ou como preferem dizer "bioafinidade" (que frescura) com o fio do cabelo então ela se "junta" com a estrutura do fio (ou ligacoes) para repara-las e fortalece-las.

Neste aspecto vemos que a carbocisteina é ótima pois condiciona os fios e trata-os. Contudo ressaltamos que não estamos falando de um produto para reparar os cabelos e sim para reduzir o volume dos mesmo. Então qual a "coisa estranha"? É que a carbocisteína não alisa. Então como que o fio tem seu volume reduzido? É aí que entra em cena o Ácido Glioxílico ou Formilformico ("formico" te lembra algo?).

O Acido Glioxílico ou Formilformico é um acido orgânico e o mais simples (não leia "fraco") dos ácidos-aldeídos (aldeído = mesmo grupo do formol). Este ácido em atuacao nos fios faz com que estes "inchem" a abram as cutículas do fio, facilitando assim a entrada de qualquer produto, que aqui no caso sera o da Carbocisteina e fará com que essa tenha uma atuacao mais eficaz.

Mas o que quer dizer esse "eficaz"? O ácido glioxílico em contato com o fio, alem de abrir as cutículas, penetra no córtex e acaba por romper varias pontes de cistina (por liberar aldeídos) e por consequência as ligações de enxofre (ou dissulfetos).

Quando isso acontece há uma transformação da fibra capilar, deixando-a em outra forma, qual seja a lisa. Então entra a carbocisteína com sua "eficacia" que ao penetrar em um ambiente já "sambado" pelo ácido glioxílico acaba por também "alisar" o fio devido ao seu alto grau de emoliência e maleabilidade causado no fio.

Então para resumir: a carbocisteína sozinha não alisa, mas precisa de alguém para oxidar (desfazer) as ligações de cistina (que dá forma aos fios) que é o papel do ácido glioxílico. Até aqui tranquilo?

pode faze relaxamento e depois a progressiva.

Essa é uma pergunta que tem sido frequente aqui no blog Cabelos E Sonhos. Por este motivo vim aqui desta vez para fazer algumas considerações sobre tal assunto e desmistificar algumas questões sobre este aspecto. Mas então, PODE-SE OU NÃO FAZER PROGRESSIVA DEPOIS DO RELAXAMENTO?


E agora hein?



As pessoas estão mesmo querendo deixar os cabelos mais lisos, apesar que aqui onde trabalho o que está em alta (veja na televisão) são os cabelos com volume, ondulados.

Falei de progressiva e relaxamento nestes posts:



Mas quem gosta do cabelo liso quer liso e pronto acabou.

Então ok, vamos ao que interessa. Sabemos que relaxamento é um procedimento químico em que há a mudança ou transformacao da estrutura capilar, ou seja, os fios se transformam em sua estrutura original e ate mesmo em sua composicao (caso de quebra das pontes de dissulfetos).

Sabemos também que a progressiva ou inteligente que tem formol não causa alteracao na estrutura do cabelo. Quando digo alteracao na estrutura do cabelo digo alteracao permanente, como ocorre com a tintura e/ou alisamentos.

Então vejamos: se um causa alteracao na estrutura e o outro não, podemos misturar os dois? SIM, SIM.

Isso mesmo, se você faz relaxamento poderá posteriormente fazer uma progressiva. A primeira vez que fiz isso foi com uma prima minha. Ela tem o cabelo anelado mesmo, e queria ele lisinho "naturalmente". Então fiz o relaxamento para o cabelo ficar "reto" e posteriormente fiz uma progressiva para conservar o formato do fio, qual seja o liso reto. Ficou muito bom e depois disso tornou-se um marco em meus trabalhos.

Contudo não indico o contrario: fazer progressiva antes do relaxamento. Porque neste caso a progressiva ira impedir, em partes, a atuacao do produto alisante.