quinta-feira, 23 de agosto de 2012

tipos de relaxamentos usados nos cabelos

Tioglicolato de Amônio
Com base na enquete que realizamos com a sua ajuda, descobrimos que o público do blog é constituído por 31% de cabelo Ondulado, 20% de Frisado e 11% Anelado. Depois vamos falar sobre os outros dois tipos e suas químicas. Se você ainda não sabe o seu tipo de cabelo clique aqui.

Vamos começar esse ano com uma matéria muito importante sobre a química de transformação indicada para esses tipos de cabelo, já falamos muitas vezes sobre o Tioglicolato, mas como eu sei que dá uma preguicinha ler todo o blog, mesmo tendo uma ferramenta de busca na lateral esquerda e TAGs na lateral direita que direcionam exatamente para o texto. Hoje vamos falar só sobre o Tio.
As pessoas usam produtos um milhão de vezes mais tóxicos, mas morrem de medo da temível amônia! Aff...

A primeira coisa que você tem que saber e tem que ficar gravado na sua memória é que química não é brincadeira, seja ela limpa ou tóxica (progressiva).

A segunda é NUNCA comparar as químicas limpas (Hidróxido Sódio, Guanidina, Hidróxido Lítio, Tioglicolato), já falamos que cada uma se destina a um tipo de cabelo, logo é errado dizer que Guanidina é "melhor" que Sódio.

Outra coisa importante é que o Tioglicolato pode ou não te deixar uma índia de cabelos lambidos, isso vai depender muito da estrutura do seu cabelo. Alguns fios desestruturam mais facilmente enquanto outros que aparentemente são fáceis podem apresentar dificuldade em desestruturar ou apresentar falsa desestruturação e após um tempo ondular.
Lambido ou não o alisamento com tioglicolato dá uma forcinha facilitando a estilização e cuidado diário com os fios.

O Tioglicolato
Já falamos sobre os tipos de Tioglicolato aqui e aqui, não vou repetir pra não ficar chato. Como o mais utilizado é o de Amônio, vamos focar nele.
Tioglicolato de amônio é um sal de amônio do ácido tioglicólico. Tendo um tiol (R-SH), o ácido tioglicólico é um bom agente redutor, particularmente de ligações de dissulfeto (R-S-S-R´) fonte.

Forças
O Tioglicolato possui forças que vão da suave até resistente. A escolha da força para o teste de mecha tem que ser feita por um profissional com base na análise e diagnóstico. A força suave é a mais indicada para cabelos sensibilizados ou descoloridos. A força natural é indicada para cabelos que contenham até 1 aplicação de coloração, e a força resistente é indicada para fios naturais e grossos. Algumas empresas possuem mais opções de forças e outras somente suave e resistente.
Em hipótese alguma misture outro produto ao tioglicolato como cremes, shampoo, defrisante, queratina, etc. O produto só age com eficiência se conseguir desestruturar o fio e para isso tem que ser utilizado conforme a recomendação do fabricante, adicionar produto não vai deixá-lo menos agressivo apenas irá diluí-lo fazendo com que não funcione direito, cada força foi elaborada para um tipo de cabelo, se usar força suave em um cabelo resistente não obterá desestruturação. Algum componente no produto usado sem autorização pode reagir negativamente à formulação do Tioglicolato causando lesão ao fio, couro cabeludo ou provocando alergia.

Como age o Tioglicolato

O fio possui de 5 a 10 camadas de cutículas que exercem a função de proteger o córtex, como um muro. É preciso lançar mão de um produto capaz de abrir "portões" nesse muro para que a estrutura possa ser modificada, aí é que entra a amônia.
Imagine o fio como um corpo humano, mudar a estrutura seria algo como retirar todos os ossos, re-organizá-lo em outra forma e aplicar uma substância para fixar. É mais ou menos isso que acontece quando mudamos a estrutura interna do fio. O produto para relaxamento/alisamento a base de tioglicolato fornece dois elétrons que se fixam aos átomos de enxofre e separa cada ponte de dissulfetos (salina) em duas meias pontes. Ele reduz seletivamente as pontes de dissulfeto, sem agir sobre as demais espécies químicas constituintes do cabelo, ou seja sua função no fio é única e exclusivamente remover a ponte, ou na nossa linguagem, remover os ossos... rss...
Para refazer a ponte, ou seja re-colocar os ossos, utiliza-se um produto neutralizante que também possui função de baixar o ph a base de bromato de sódio ou peróxido de hidrogênio, de preferência da mesma marca do usado para desestruturar.
A desestruturação pode levar até 60 minutos, porém a re-estruturação é mais lenta, o neutralizante re-conecta mais ou menos 70% da ponte, os outros 30% são religados durante as próximas horas, entre 24 e 36 horas, por isso não é indicado lavar, prender ou colocar atrás da orelha antes desse período, para deixar o fio se restabelecer na nova forma. Quando inventaram a "Pogressiva" de formol copiaram esse processo para confundir e deu certo.

Cuidados Pré Alisamento
Quem já fez cabelo comigo sabe que eu não aplico sequer coloração se o cabelo não estiver 80% sadio. E isso não é para vender tratamento, é segurança para ambas as partes.
Quando a química em questão é uma química de transformação então o cuidado pré química é ainda maior.
Eu recomendo fazer uma boa análise com um profissional, e fuja de profissional que nem toca nos seus cabelos e já sai marcando ou pior aplicando o produto.
Sempre indico fazer pelo menos 2 reconstruções profissionais daqueles que o fio fica pesado nos primeiros dias.
Se você pretende fazer mechas e alisar, recomendo alisar primeiro e fazer as mechas depois, alisar uma cabeça que pede 2 forças é muito mais complicado e possui chances menores de produzir um resultado 100%
Outro ponto importante é cortar antes de alisar e deixar 1cm na ponta sem alisar, assim a ponta fica viradinha naturalmente, conferindo look "nasci assim"
O Teste de Mecha precisa ser feito com 1 semana de antecedência, e não isso não é exageiro. Por ser uma química que desestrutura e re-estrutura lentamente, ela pode passar no teste hoje e daqui dois dias apresentar incompatibilidade e começar a quebrar.

O processamento com Tioglicolato de Amônia
O processo começa com a lavagem para remover qualquer sujeirinha e resto de leave-in. Geralmente utiliza-se um shampoo de limpeza profunda, mas cuidado com produtos que possuam pH acima de 6. A higienização não precisa possuir pH alto.
O tioglicolato pode ser encontrado em creme ou gel e possui odor característico de enxofre (esgoto!), marcas como L'Oréal, Matrix e Wella por exemplo possuem odor mais fraco, mas ainda sim é fedido.
O processo de desestruturação pode demorar até 60 minutos e o processo total pode demorar até 10 horas dependendo da marca escolhida.
O neutralizante também pode ser em gel ou creme e o momento do uso varia de acordo com o procedimento, aplicando após o enxague ainda com os fios úmidos ou após escovação no processo conhecido como Escova Definitiva.

Cuidados Pós Alisamento
São os mesmos de antes de processar, hidratar, nutrir e reconstruir. A diferença agora é a disciplina. Você precisa cuidar bem dos fios se quiser que ele esteja sempre bonito. Alisar e não cuidar vai te deixar com cabelo de piaçava, e eu tenho certeza que você não quer isso. Então invista em bons kits e sempre que puder dê um pulinho no salão para fazer análise e tratamentos mais elaborados.

O que pode e o que não pode depois do Tioglicolato?
► Fazer mechas com oxidante até 30 volumes.
► Utilizar coloração com oxidante até 30 volumes, evite super clareadores.
► Reprocessar os fios que não alisaram 100%, mediante teste de mecha.

► Aplicar em cabelos que tenham sido processados com outras químicas limpas.
► Fazer mechas com oxidante de 40 volumes.
► Mudar a cor do cabelos a cada mudança de lua.
► Clareamento global. Se seu cabelo está com coloração escura e você quer tons mais claros, faça mechas, não recomendo fazer decapagem (descoloração).
► Abusar de banhos de piscina e mar.
► Usar produtos que tenham Aminoácido de Seda*.
►Usar produtos que contenham "CyclomethiconeDimethiconol" na formulação*.
► Prender os fios molhados ou usar preso diariamente, pois cria marcas.
* Essas substâncias estimulam a formação de ondas.

tipos de relaxamentos.

RELAXAMETO E ALISAMENTO DOS CABELOS COM SÓDIO-GUANIDINA-LÍTIO


Hidróxido de Sódio

É um alisante extremamente tradicional que possibilita desde uma abertura de cachos, redução de volume até um perfeito alisamento bastando, para isso controlar o tempo de ação, forma de processar os fios e a quantidade de produto. É ideal quando o objetivo é simplesmente alisar um cabelo virgem. Sua ação é rápida e intensa penetrando imediatamente no fio. O cabelo para ser processado com Hidróxido de Sódio deve ter uma boa resistência e o profissional deve ter habilidade em trabalhar com o produto, porém, os resultados são gratificantes. Por não tolerar incompatibilidades, o Sódio não deve ser aplicado sobre cabelos provenientes de outras químicas anteriores. Quando incorporado a uma boa base cremosa e quando aplicado por um profissional conhecedor do Sódio, os cabelos ficam com brilho e aspecto macio e natural.

Hidróxido de Guanidina

Possui atividade relaxante bastante versátil já que possibilita desde uma abertura de cachos até um perfeito alisamento. Com boa técnica e um bom conhecimento das condições do fio pode-se colorir os cabelos durante o relaxamento. Podendo ser utilizado em cabelos coloridos ou até mesmo proveniente de outras químicas de relaxamento desde que estejam em condições saudáveis. A única restrição são os cabelos descoloridos e os fragilizados.

Hidróxido de Lítio

Age de forma semelhante ao sódio, porém, de forma mais lenta e suave. Infelizmente não apresenta a mesma versatilidade do cálcio, mas, quando usado em concentrações baixas e por um bom profissional pode-se relaxar um cabelo mechado, ou mesmo descolorido, desde que se tenha um bom conhecimento de diagnóstico do fio, técnica de aplicação e um cabelo bem cuidado. Neste caso, em especial, a base cremosa, onde o hidróxido de lítio está incorporado, deve ser bastante emoliente e hidratante para suprir as deficiências do fio e controlar um pouco a ação do lítio sobre o cabelo já enfraquecido. Deve-se levar em conta que, se o fio já está muito poroso, o que poderemos conseguir será apenas alinhá-los um pouco, acalmando as madeixas, e assim proporcionar mais brilho e um aspecto saudável.